terça-feira, 6 de maio de 2014

ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS

Área de trabalho
Desktop, expressão inglesa oriunda de desktop publisher (editor de textos de mesa). São os computadores de mesa, estes que tem tudo separado (rato ou mouse, teclado, gabinete, monitor, impressora...), e são os de menor custo.
O termo desktop também pode ser defindo como: tampo da mesa, onde se apoiam os objetos de trabalho. Esta idéia é metaforicamente usada no meio computacional para denominar a Área de Trabalho (na tradução do Windows no Brasil) ou Ambiente de Trabalho (na tradução do Windows em Portugal) ou, ainda, Mesa (na tradução do Mac OS no Brasil) ou Secretária (na tradução do Mac OS em Portugal) é como se a tela do monitor de um computador pessoal representasse a área de trabalho de uma tampa de uma mesa de escritório.
Em meio computacional, uma área de trabalho consiste de um ambiente gráfico adequado ao usuário, onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operações básicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si. Há ambientes gráficos (gerenciadores de janelas), que permitem ao usuário ter mais de uma área de trabalho ao mesmo tempo, a permitir-lhe boa distribuição das janelas dos programas abertos entre as áreas de trabalho para uma melhor organização.





Curso de Windows - Capítulo III, Conceitos básicos
20 Dezembro, 2005 - 05:00 por Lerparaver
Introdução
Este é um capítulo elementar. Nele são apresentados os elementos básicos essenciais para que o utilizador se possa familiarizar com o ambiente geral do Windows 98 e com todos os elementos que constituem o seu interface. De referir que este ambiente será a plataforma de trabalho e o ponto de partida para se efectuar qualquer tipo de tarefa no Windows 98. Por esse motivo, sublinha-se aqui a especial atenção que deve colocar ao estudar este capítulo.
Para os utilizadores que conhecem a versão anterior (Windows 95), muito rapidamente ficarão familiarizados com o Windows 98.
Para os utilizadores que vão agora ter o primeiro contacto com o Windows, os conceitos e elementos aqui apresentados são fundamentais para poder evoluir facilmente ao longo deste manual e, consequentemente, utilizar o Sistema Operativo Windows 98 de um modo mais expedito.
Iniciar uma sessão do Windows 98
Para iniciar uma sessão de trabalho no Windows no 98, basta ligar o seu computador e aguardar pelo processo de iniciação do Sistema. Logo de seguida verá aparecer uma série de mensagens no écran; essas mensagens referem-se ao carregamento do sistema operativo. Terminando este processo, aparecera o logotipo do Windows 98 seguido do respectivo Ambiente de trabalho.
Nota: Para finalizar uma sessão do Windows 98 poderá utilizar o menu Iniciar e escolher a opção Encerrar.
Objectos do Ambiente de Trabalho
Ambiente de Trabalho é o nome dado a toda a informação visível e exposta no écran. O ambiente de trabalho do Windows 98 é constituído por vários ícones, dispostos junto à margem esquerda do écran. Os ícones são pequenos elementos gráficos que representam programas, documentos, aplicações ou mesmo elementos de configuração. Existem vários ícones no ambiente de trabalho, embora os mais comuns sejam:
O Meu Computador à Os Meus Documentos à Reciclagem
Para além dos ícones, existem ainda outros elementos, os quais são chamados atalhos. Um atalho, tal como o nome indica, é a forma mais fácil e rápida de chegar a um determinado local (programa, ficheiro, pasta, impressora, disco ou disquete, etc.).
Existe no Ambiente de Trabalho uma barra, denominada Barra de Tarefas. Nessa barra está incluído o botão Iniciar ( [Windows] ) e ainda as janelas que estiverem a ser utilizadas.
Menu Iniciar
Como o nome indica, é o menu que surge quando pressiona a tecla [Windows] e é aqui que se encontram todas as opções que permitem aceder a todos os programas e documentos disponíveis no seu computador, personalizar a aparência do Ambiente de Trabalho, encontrar documentos no seu disco ou num disco de rede, aceder a tópicos de ajuda, finalizar o Windows, etc. Para tal basta abrir o menu iniciar e com as teclas direccionais escolher a opção pretendida. Algumas opções têm submenus que podem ser acedidos com a tecla direccional da direita e se precisar de fazer o inverso utiliza a tecla esquerda.
O que são Janelas?
Apresentação
As estruturas rectangulares que suportam toda a plataforma de trabalho do ambiente Windows 98 deram por si só o nome a este programa. De facto, todos os trabalhos realizados por este sistema operativo, assim como em qualquer outra aplicação que trabalhe com base neste, estão contidos nestas estruturas designadas por Janelas.
Esta analogia tem também implícita a faculdade das mesmas poderem estar abertas ou fechadas, assim como de poderem mostrar ou ocultar os conteúdos aos quais dão acesso.
Uma das grandes vantagens do Windows é o facto de se poderem utilizar várias aplicações em simultâneo, tendo cada uma delas um espaço próprio no écran permitindo assim individualizar a respectiva informação, sem contudo perder a capacidade de intercâmbio da mesma. A este sistema de trabalho simultâneo e ao mesmo tempo individualizado, dá-se o nome de Multitarefa.
Sempre que abrir uma pasta ou unidade de disco o conteúdo das mesmas estará no interior das janelas.
Elementos constituintes de uma janela:
Área de Título – área que exibe o nome da aplicação ou documento.
Barra de Menus – barra que contém os menus e opções para operar com as janelas e seu conteúdo.
Área de Trabalho – interior da janela.
Objectos
Na Área de Trabalho estão patentes diversos ícones que representam aplicações, documentos, vistos, etc.. Os ícones intitulados: O Meu Computador, Vizinhança na Rede, são exemplos de alguns objectos que normalmente se encontram na Área de Trabalho.
Menus dos objectos ou menus de contexto
Em diversas situações pressionar a tecla [Menu de Contexto] provoca o aparecimento de um pequeno menu relativo ao objecto seleccionado.
Por exemplo, ao premir a tecla [Menu de Contexto] sobre uma qualquer pasta obtém-se uma lista de comandos específicos dessa pasta. Estes menus, comuns não só ao Windows 98 como também às aplicações desenvolvidas para este ambiente, designam-se por menus de contexto. Em seguida apresentam-se algumas explicações das convenções utilizadas nos menus de contexto:
* Algumas das opções têm submenus, que o sintetizador avisará que eles existem, podendo o utilizador aceder a esses submenus através da tecla direccional direita e a tecla direccional esquerda para voltar atrás.
* Existem algumas opções que não podem ser acedidas avisando o sintetizador com um sinal sonoro.
* Alguns comandos podem estar ou não activos. (O sintetizador também fornece essa informação).
Ajuda no Windows
O Windows 98 possui um autêntico manual incorporado. Sempre que surgir alguma duvida, o utilizador pode recorrer ao sistema de ajuda para obter esclarecimentos.
Obter ajuda no Windows
A maioria dos programas do Windows incluem, na respectiva Barra de Menus, um menu de Ajuda a que pode aceder a qualquer momento. Premindo a tecla [F1] consegue o mesmo resultado.
A ajuda do Windows está organizada com três separadores, a saber:
Índice – permite visualizar os tópicos gerais da ajuda;
Se pretender mais informações sobre determinado tópico, basta dar [Enter] no tópico pretendido.
Índice remissivo – permite identificar tópicos de ajuda detalhados e ordenados por ordem alfabética. Ao digitar-se texto na caixa de texto desta pasta, o Windows vai seleccionando o tópico que respeita à introdução feita.
O separador Índice remissivo, torna-se útil quando o utilizador pretende encontrar determinado assunto de um modo rápido. O utilizador deverá digitar na caixa de texto, a palavra ou frase que identifica o assunto pretendido. Para visualizar o seu conteúdo, faça [Enter] no tópico pretendido.
Procurar – utilitário que permite localizar uma determinada palavra ou frase específica.
Na caixa de texto, digite as letras (poderá usar metacaracteres) que compõem o assunto pretendido. O sistema de ajuda responde, apresentando na caixa posterior os tópicos correspondentes às letras digitadas naquela caixa de texto.
Após ter encontrado o tópico pretendido, faça [Alt] + [M] para mostrar o conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário