terça-feira, 6 de maio de 2014

Compasso Giometrico

Compasso (geometria)
Ir para: navegação, pesquisa Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
 Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.    

 Nota: Para um instrumento de desenho e de geometria, veja Compasso.
 Um compasso
Um compasso é um instrumento de desenho para desenhar arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa recta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.

O compasso parabólico que conhecemos hoje foi inventado por Leonardo da Vinci.
Os compassos comuns possuem uma ponta seca, em forma de agulha, que determina um ponto fixo no papel, e outra ponta dotada de um estilete de grafite para traçar a circunferência, tendo como centro a ponta seca.
Nos compassos usados em Desenho Técnico, a ponta de grafite pode ser substituída por um adaptador, que permite acoplar uma lapíseira ou caneta. Outro acessório destes compassos é o tira-linhas, um instrumento que funciona como uma espécie de bico de pena. É semelhante a uma fina pinça, com um parafuso que permite regular a distância entre as pontas. Deposita-se uma gota de tinta nanquim entre as pontas da pinça, e em seguida se traça a circunferência.
O chamado compasso balaústre, possui um parafuso transversal às duas hastes, que permite ajustar a abertura e mantê-la fixa, impedindo alterar a abertura acidentalmente.
Para permitir o traçado de circunferências de grandes raios, alguns compassos possuem uma ou ambas as hastes telescópicas, que podem ser estendidas até atingir o comprimento necessário.
Tira-linhas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Ir para: navegação, pesquisa

 Tira-linhas.
O Tira-linhas é um instrumento próprio para desenho técnico. É usado para realizar traços com tinta nanquim (português brasileiro) ou tinta da china (português europeu) ou outras tintas liquidas. Permite desenhar as linhas mais finas com precisão. A grossura da linha pode ser aumentada ou diminuída ajustando o parafuso que une as lâminas, que nalguns modelos apresenta uma escala numerada. É usado com auxilio de Régua, de Esquadro, e de régua "T", Transferidor e outros tipos de réguas curvas e de formas.
Uso
Era originalmente usado para desenhos técnicos nas áreas do desenho em arquitectura, engenharia e cartografia. Com o aparecimento de canetas com depósito de tinta (e do desenho assistido por computador) caiu em desuso.
Atualmente, é apenas usado nas áreas de molduras decoradas e da caligrafia.
Também ainda é usado nas escolas, nas disciplinas de Desenho e de Artes, dada a perícia que o seu uso requer.            Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

INSTRUMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENHO TÉCNICO
Com a difusão dos programas de CAD ( Computer Aided Design), alguns materiais de desenho se tornaram obsoletos. Mas, acredito que ainda sejam importantes no processo construção de conhecimentos dos profissionais da área.

Prancheta
Geralmente em madeira, em forma retangular; nela fixam-se os papéis de desenho.

Pode ser utilizado papel opaco ou transparente, tipo vegetal ou manteiga.

Régua Graduada
Escalímetro
Um tipo especial de régua, normalmente com seção triangular, com a qual podem ser realizadas medidas em escalas diferentes.

Compasso
É o instrumento que serve para traçar circunferências ou arcos de circunferência. O compasso serve para o traçado de círculos de quaisquer raios.
Régua T

Serve principalmente para traçar as linhas paralelas
e horizontais, servindo também de apoio aos esquadros para traçar linhas verticais.

Esquadros
Servem para traçar as linhas verticais ou inclinadas. Apresenta-se em forma de par sendo o primeiro com ângulo de 45º e o segundo com ângulos de 60º e 30º.


 Postado por Osvaldo Coimbra Dicamba e Jonh Matelo Luzo e Dario de Melo, Bravo Luamba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário